domingo, 1 de novembro de 2009

Animais Ameaçados

Na primeira olimpíada da escola onde trabalho, uma bandeira me pediu que escrevesse um texto sobre animais ameaçados. Mexendo nos meus arquivos encontrei esse texto e senti vontade de compartilhar com outros. Espero que apreciem a leitura:


" Pensem em seus filhos... o que fariam se chegassem em casa, avistassem portas arrombadas, lar desfeito? Vocês correm e procuram por seus filhos, onde estão?
Vocês não os encontram porque foram levados.
É isso que a águia cinzenta, que o urubu-rei, que o guará e tantos outros, sentem ao chegar em suas tocas e constatarem que seus filhotes foram levados por contrabandistas de animais.
Os dados são assombrosos, o Brasil está em primeiro lugar, com o maior número de aves em extinção, mas não só as aves estão sumindo do terrítorio brasileiro, mas mamíferos, répteis e outros grupos de animais. A rã-da-cachoeira, por exemplo, descoberta há poucos anos, em 1995, e seu canto já está sendo calado. A destruição da nossa Mata Atlântica, ligada a ação dos contrabandistas, coloca em risco sua vida e de várias outras espécies.
As águias-cinzentas, o pintor-verdadeiro também são vítimas da destruição do seu ambiente natural, pois o corte desenfreado de árvores, como a aroeira, acaba por destruir seus ninhos e assim suas espécies vão aos poucos, sumindo da face da Terra.
Esse pintor-verdadeiro é um pássaro de penas coloridas, exclusivo do litoral nordestino, alvo da captura do comércio ilegal. O desmatamento ainda contribui para agravar ainda mais a situação.
Na floresta amazônica, há vários animais em extinção, muitos desconhecidos pela maioria, como o uacari-branco, existente apenas no Brasil, vivendo no topo das árvores, observando tristonho seus colegas, também ameaçados."



Escrevi esse texto com base em algumas informações tiradas de livros e Internet, como foi escrito há um ano acredito que alguns dados já tenham mudado. Bom, caso alguém queira fazer alguma correção, alguma colaboração para o texto, esteja à vontade para comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos!!
Agradeço a visita e espero que estejam gostando do que leem.
Boa Semana para você e volte sempre!
Bjs