sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Meio Ambiente e Consumismo

Leitura recomendada: Meio Ambiente e Consumismo de Gino Giacomini Filho

Vivemos em um mundo onde o consumismo é incentivado em todos os meios. Sempre tive um pé atrás com a compra de algumas coisas, sempre pensando duas ou três vezes antes de adquirir o produto... longe de não me considerar consumista em outros aspectos, livros por exemplo, já estou com 3 estantes repletas e nem li todos, tem uns 16 na lista de espera... ao ler o livro de Giacomini a consciência pesou nesse sentido.
Mas voltando ao livro, um trecho deste aponta certos rituais que nem nos damos conta como o churrasco e a cervejinha do fim de semana. É difícil pensar no meio ambiente nesses casos, como lembrar que a carne provavelmente é proveniente de um animal que foi criado, transportado e sacrificado de forma cruel?
É tarefa difícil para o momento do churrasco, não? O prazer, o conforto, a satisfação acabam por falar mais alto.
Mas agora, sem a situação presente, acaba por ser um "não querer pensar" de forma geral.
Longe da situação, passei a observar algumas coisas que faço ou compro. Em alguns pontos é preciso ter ações individuais para se ter êxito. Pensar no que "EU" posso fazer e não no que o "OUTRO" deve fazer.
Creio que todos tem a sua parcela de culpa, entretanto se nos limitarmos a apontar os erros alheios não irá funcionar muito bem.
Pensando (sempre pensando! E chega a hora de agir) sobre o "EU" surgem questões para análise:
  1. O que eu preciso realmente?
  2. O que eu posso deixar de comprar?
  3. O que eu posso reutilizar?
  4. O que eu posso reduzir? (Esse é o mais difícil dos 3R)

Enfim, tantas questões que podem ser levantadas e maioria com soluções simples e ouso dizer que até confortáveis se não fosse a busca por status social pela grande parte da população.
Aqui também entro com as minhas experiências pessoais... quantas vezes me peguei comprando mais um livro, se nem terminei o outro. Mais uma calça, se não precisava de verdade... ou até mesmo não separando o livro, porque acaba sendo mais fácil (argumentando com a falta de coleta seletiva).
Aos poucos, passos lentos ou não, tento me comprometer mais porque acredito que uma ação é melhor do que nenhuma e que é possível adquiriri hábitos menos consumistas e mais sustentáveis.

2 comentários:

  1. Cheio de questôes interessantes seu blog,precisamos realmente refletir sobre...
    cada vez mais. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniele.
      É realmente tem coisas que passam despercebidas e nem nos damos conta da gravidade.Ás vezes, paramos e pensamos, mas colocar em prática com todo o mundo ao redor contra... é muito, mas muito difícil. Não podemos é desistir!

      Excluir

Olá amigos!!
Agradeço a visita e espero que estejam gostando do que leem.
Boa Semana para você e volte sempre!
Bjs