terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mais um ano

Início de ano letivo. Em várias revistas, voltadas para professores ou não, educação é o foco. Publicidade, tentando vender produtos e projetos milagrosos para nossas turmas. Altos investimentos em livros com moldes, modelos de uma educação, que nem sempre se encaixa na realidade das escolas brasileiras.
A diversidade está presente dentro de nossa rede municipal, nem precisamos abranger todo o Brasil para perceber que escolas, que salas de aula, possuem em seu interior diversas identidades. Temos mulheres, temos homens, temos brancos, temos negros, temos pobres, ricos, miseráveis. Tudo isso dentro de uma sala de aula.
A pergunta fica: o que e como fazer com essa diversidade?
A resposta teórica, várias pessoas já responderam. Trabalhar a diversidade; valorizar o espaço do aluno e sua realidade; atividades diferenciadas; planejamento adequado, que trabalhe a partir da realidade do aluno; e tantas outras respostas. Mas, sem querer menosprezar o nosso trabalho de professor, não podemos dar conta de tudo isso. E não conseguimos porque somos professores, somos “pais”, “mães”, “avós”, “médicos”, “psicólogos”, amigos, é tanta coisa que somos, que muitas vezes esquecemos de quem somos: seres humanos. Muitas vezes também precisávamos de um amigo, de um “médico” para curar as nossas aflições, de alguém para consolar e dizer que no fim conseguiremos. Entretanto, na maioria das vezes, estamos sendo vistos como “santos milagreiros” e esquecem que também somos seres humanos e que também possuímos nossos problemas. E quem irá nos ajudar a superá-los?
Parte disso, é culpa nossa, que sempre buscamos resolver o problema de nossos alunos, deixando as nossas angústias para serem resolvidas depois. Sala de aula sempre prioridade. Embora nem todas as publicações reconheçam isso, afinal, quantas já lemos que afirmam que o professor coloca sempre a culpa na família, que não assume a sua parcela de culpa e por aí vai. Generalizam a educação.
E nós que fazemos nosso trabalho?
Quem nos defende?
Ou melhor, quem nos ouve e nos dá a chance de esclarecer as nossas posições?
É, início de ano letivo. Mais um ano em busca de respostas para tantos questionamentos. Mais um ano de trabalho duro, com reconhecimento de poucos. Mais um ano... Graças a Deus!!! Ainda não desistimos!!!

Um comentário:

  1. Ótimo post, Bell!

    Parabéns pelo Blog!

    Aproveito para expressar o meu carinho pelos grandes Mestres que influenciaram a minha vida: Profa. Ana Maria (alfabetização), Profa. Luzia (1a. série), Profa. Alcinéa (2a. série), Profa. Lucimere (4a. série), Profa. e Coordenadora Rosângela (faculdade), Prof. Leão (In Memoriam) (faculdade)...

    "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá amigos!!
Agradeço a visita e espero que estejam gostando do que leem.
Boa Semana para você e volte sempre!
Bjs