sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Meio Ambiente e Consumismo

Leitura recomendada: Meio Ambiente e Consumismo de Gino Giacomini Filho

Vivemos em um mundo onde o consumismo é incentivado em todos os meios. Sempre tive um pé atrás com a compra de algumas coisas, sempre pensando duas ou três vezes antes de adquirir o produto... longe de não me considerar consumista em outros aspectos, livros por exemplo, já estou com 3 estantes repletas e nem li todos, tem uns 16 na lista de espera... ao ler o livro de Giacomini a consciência pesou nesse sentido.
Mas voltando ao livro, um trecho deste aponta certos rituais que nem nos damos conta como o churrasco e a cervejinha do fim de semana. É difícil pensar no meio ambiente nesses casos, como lembrar que a carne provavelmente é proveniente de um animal que foi criado, transportado e sacrificado de forma cruel?
É tarefa difícil para o momento do churrasco, não? O prazer, o conforto, a satisfação acabam por falar mais alto.
Mas agora, sem a situação presente, acaba por ser um "não querer pensar" de forma geral.
Longe da situação, passei a observar algumas coisas que faço ou compro. Em alguns pontos é preciso ter ações individuais para se ter êxito. Pensar no que "EU" posso fazer e não no que o "OUTRO" deve fazer.
Creio que todos tem a sua parcela de culpa, entretanto se nos limitarmos a apontar os erros alheios não irá funcionar muito bem.
Pensando (sempre pensando! E chega a hora de agir) sobre o "EU" surgem questões para análise:
  1. O que eu preciso realmente?
  2. O que eu posso deixar de comprar?
  3. O que eu posso reutilizar?
  4. O que eu posso reduzir? (Esse é o mais difícil dos 3R)

Enfim, tantas questões que podem ser levantadas e maioria com soluções simples e ouso dizer que até confortáveis se não fosse a busca por status social pela grande parte da população.
Aqui também entro com as minhas experiências pessoais... quantas vezes me peguei comprando mais um livro, se nem terminei o outro. Mais uma calça, se não precisava de verdade... ou até mesmo não separando o livro, porque acaba sendo mais fácil (argumentando com a falta de coleta seletiva).
Aos poucos, passos lentos ou não, tento me comprometer mais porque acredito que uma ação é melhor do que nenhuma e que é possível adquiriri hábitos menos consumistas e mais sustentáveis.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mesa...

Pronto! Ficar olhando blogs de decoração não dá certo... agora me deu uma vontade de ter uma mesa!!
Leitura recomendada: http://adoroolilas.blogspot.com.br/

Caixa cinza

Olá...
Quase chegando o fim das férias, finalmente! É estranho, mas não aguento mais ficar em casa sem nada para fazer.
Terminei o que queria fazer no quarto, agora preciso de objetos coloridos. Ficou uma caixa cinza. Minha mãe ainda ajudou, fez algumas almofadas coloridas, com a mesma técnica que usei no tapete de retalhos. Ah! E este voltou ao chão do quarto. Tinha ficado guardado por uns anos.
E ainda fiz o varal de fotos, mas faltam alguns detalhes. Quando eu terminar coloco por aqui...

 
 
Brinco com a caixa cinza, mas não tem jeito...
Certa ouvi de uma pessoa chegada a seguinte frase: "Preciso que você use mais cor!" Bom... juro que eu tento, mas gosto de cores neutras e sinceramente, meu quarto está cinza, quase sem cor, mas como está bom de ficar nele... estudando...
É, estudando, outro período da faculdade vindo aí e eu resolvi estudar nas férias. Depois é tanta coisa para fazer no trabalho que não dou conta. E vou mesmo ter que me organizar bastante para estudos, pois fiz inscrição em um curso de atualização. Um dia, quem sabe, eu deixo de ser nerd... rs

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Metas 2013

Bom, começar o ano fazendo planos é comum. Eu não irei fugir à regra, embora por várias vezes eu tente não fazer planos, mas a necessidade de objetivos acaba por deletar essa ideia.
Hoje acordei cedo e fui fazer hora em frente a TV. Assisti uma entrevista que Fátima Bernardes fazia com uma atriz, que agora não recordo o nome. Essa atriz havia passado por uma situação de saúde complicada e falava sobre o prazer de viver com menos. Fiquei pensando sobre isso... sobre a felicidade em pequenas coisas.
Não tenho saído muito nos fins de semana, mesmo nas férias tenho ficado em casa. Cuidando do jardim. Aprendendo a usar um aparador de grama (acreditem, não é tão fácil quanto parece rs) e fotografando cada cantinho, cada flor que desabrocha, os pássaros que aparecem nas proximidades, ouvindo o cantar destes. Sinto-me melhor, mas feliz! Mais próxima de Deus! Felicidade em pequenas coisas, coisas simples!
Esse olhar para o simples precisa ser exercitado e essa é a minha primeira meta para os próximos meses.
Pensando em felicidade nas pequenas coisas... eu gosto de me intrometer à fazer coisas novas. Quero uma estante de livros e um quarto reformado. A estante, estou com a ideia na cabeça, só falta colocar em prática, mas sozinha não dá para fazer, estou esperando uma ajudinha amiga de meu tio.
Quanto ao quarto, nesses dias olhei para ele e me senti uma estranha no ninho.~Ele não ganha um novo olhar há um bom tempo. Não sei onde eu estava com a cabeça uns anos atrás. Um quarto com cores escuras nas paredes, cortinas escuras, móveis escuros. Livros para todos os lados. Não consigo descansar aqui.
Cores claras escolhidas e mãos à obra. Lixar é que é triste!!
Os móveis são um problema, são escuros mas feitos por encomenda! Andei olhando um blog muito bacana: O Móvel. Tirei algumas ideias interessantes para reformar móveis. Quem sabe...
A reforma e redecoração do quarto é a segunda meta.
Estou também voltando a fazer artesanato com jornal. Ainda não postarei nada pois falta envernizar as peças. Talvez no final do mês eu consiga postar.
Sinto falta de duas coisas na minha vida: Artesanato e Violino!!!
O primeiro é a 3ª meta para 2013!!!!
E não posso esquecer do meu jardim!!! Ainda está em construção... mais alguns meses pela frente, mas vai ficar do jeitinho que eu quero. Com direito à uma pérgola!

Bom, chega de escrever... afinal, há metas a serem alcançadas!!!!
FELIZ 2013!